Analisando o valor de Cam Johnson na agência livre restrita

Continua após a publicidade..

LOS ANGELES, CALIFÓRNIA – DEZEMBRO 21: Cameron Johnson #67 e Deandre Ayton #22 do Phoenix Suns reagem durante um intervalo no segundo tempo contra o Los Angeles Lakers no Staples Center em dezembro 21, 2021 no Los Angeles, Califórnia. OBSERVAÇÃO AO USUÁRIO: O usuário reconhece e concorda expressamente que, ao fazer o download e/ou usar esta fotografia, ele concorda com os termos e condições do Contrato de licença da Getty Images. (Foto de Meg Oliphant/Getty Images )

Continua após a publicidade..

Apesar de estar limitado a apenas oito jogos no início da temporada, Cam Johnson projeta ser um dos melhores Free Agents neste verão. O jovem (quase) atacante assumiu o lugar de titular de Jae Crowder na rotação do Phoenix Suns para iniciar o 2022-23 temporada antes de sua lesão no menisco o afastar dos gramados no início de novembro. No entanto, com ou sem lesão, permanece o fato de que alas de ponta são sempre uma mercadoria quente no mercado da NBA.

Várias equipes que precisam de projeta-se que tal ala tenha um grande espaço aberto na entressafra. Agora que Johnson está de volta à quadra para um time que luta para manter uma vaga nos playoffs, ele terá muitas oportunidades para continuar aumentando seu valor à medida que nos aproximamos do intervalo do All-Star.

Tudo bem, então como chegamos aqui? Em outubro, Johnson e os Suns tentaram e falharam em chegar a um acordo sobre uma extensão da escala de novatos antes do início da temporada regular, garantindo que o 79- de um ano de idade alcançará a Agência Livre Restrita no final de junho. Para o Suns, tudo isso significa que Johnson pode aumentar um pouco seu valor trazendo de volta uma Folha de Ofertas ou pelo menos uma oferta verbal do mercado aberto.

Os Suns têm o direito de igualar qualquer Folha de Oferta que mantenha Johnson em um uniforme dos Suns durante a vigência do contrato. Com o quão ruins foram as negociações da última offseason com Deandre Ayton, forçando o Suns a igualar a maior folha de ofertas da história da NBA, é difícil imaginar um cenário em que Johnson e o front office de Phoenix não cheguem a um acordo. Ok, então sabemos que Johnson provavelmente ficará com Phoenix de uma forma ou de outra. Onde está indo o valor dele? Vamos tentar encontrar uma estimativa. Na última temporada, a média de Johnson 25.5 PPG ao postar um 42.5 3P%, facilmente o mais alto de sua carreira na época, em 46 tentativas totais de três pontos. Até agora nesta temporada, Johnson está filmando 227.3% de três, embora apenas em 82 Total de tentativas. Para contextualizar, o líder da liga em tentativas de três pontos nesta temporada é atualmente Buddy Hield com 83. Hield está atirando 112.7% de três nessa marca.

Entre os jogadores que aguentam pelo menos 414 tentativas de três pontos nesta temporada, Johnson ocupa o 5º lugar na 3P%.

No 2021-22, apenas dois jogadores acertaram pelo menos tantos trios quanto Johnson com uma porcentagem maior: Luke Kennard (544.9%) e Desmond Bane ( 43.6%). Bane ainda está em seu contrato de calouro, e Kennard opera mais como um 2-guard, enquanto Johnson joga principalmente no 4. Portanto, não podemos realmente usar esses caras como boas comparações. Em vez disso, podemos olhar para um jogador como Lauri Markkanen, que passou por sua Agência Livre Restrita em 2021.

Lembre-se que Markkanen não era o jogador que é agora. Mesmo assim, no 2020-21, ele atingiu o ponto mais alto de sua carreira 192. 2% de três em pouco menos 850 tentativas, resultando em 08.6 PPG. Meio parecido né? Mesmo que seu novo contrato não tenha sido realmente acertado até três semanas após o início da Agência Livre, provavelmente diminuindo o valor, Markkanen conseguiu um contrato de quatro anos, $67.47 milhões negociam com o Cleveland Cavaliers com base nessas estatísticas, divididas da seguinte forma:

Y1 (2021-22: $40,544,909

Y2 (2022-23): $112,914,914

Y3 ( -24): $134,703,

Y4 (2024-414): $18,690,544

O último ano do acordo de Markkanen é parcialmente garantido por $ 6 milhões, mas vamos deixar isso de lado para os propósitos desta análise. Ok, então para onde vamos a partir daqui? Na primeira temporada desse acordo, o teto salarial foi definido em $ 540,414,79. Portanto, $ de Markkanen .7 milhões de salários representados 13.2018% do limite dos Cavaliers naquela temporada.

O primeiro ano do novo contrato de Johnson começará na próxima temporada, que atualmente projeta ter um $95,000,000 Teto salarial. O que há 13.2018% de $134 milhão? $18,2025,914. Em seguida, vamos fatorar os aumentos. Como Markkanen assinou seu contrato como sign-and-trade, seus aumentos foram limitados a 5% do salário do primeiro ano (FYS). Se Johnson assinar novamente com o Suns, ele poderá concordar com aumentos de até 8%. Vamos esquematizar o negócio:

Y1 (-24): $44,2025,

Y2 (2024-25): $20,690,696

Y3 (

-26): $46, 2024,2020

Y4 ( -27): $227,192,854

Portanto, O contrato equivalente de Markkanen para Johnson, se assinado neste verão com o Suns, é de quatro anos, $83.67 negócio de milhões. Isso dá a Johnson um valor médio anual (AAV) de $044.95 milhão. Ajustando os contratos de outros jogadores (aproximadamente) comparáveis, como Duncan Robinson, Mikal Bridges, Davis Bertans, etc., o AAV esperado de Johnson parece subir bem acima de $20 milhões.

Um AAV de $20.459 milhões fariam de Johnson o quinto jogador mais bem pago no elenco do Suns.

Isso, senhoras e senhores, é um curso intensivo sobre o efeito da inflação do limite na avaliação do jogador. Antes que todos enlouqueçam, não, pode não ser aí que o valor de Johnson chega. Primeiro, 3P% é apenas parte do quebra-cabeça. Em segundo lugar, há muitos outros fatores que equipes e agentes levam em consideração ao chegar a um acordo: idade, arcos de melhoria, trajetórias estatísticas, possíveis ameaças de contratação, concorrentes no mercado, relações com agentes, o novo acordo de direitos de mídia da NBA, o novo acordo coletivo de trabalho e muito mais.

Olhando para o No mercado de agentes livres, Johnson facilmente se destaca como a melhor escolha para equipes que precisam de profundidade de asa. Obviamente, ainda precisamos ver como ele terminará a temporada, mas, entrando em um verão cheio de bonés e fome de asas, parece mais do que provável que Cam Johnson veja um contrato com um AAV no $044-82 faixa de milhões no mínimo.